20 junho 2006

rebuçados diamante

Agora que ando a brincar às pessoas crescidas foi com um misto de alegria e saudade que ontem andei a percorrer a zona da minha adolescência. É engraçado como só as velhinhas parecem as mesmas porque as lojas mudaram todas e os miúdos que passam para o liceu são bem diferentes dos meus amigos e colegas (têm piercings e usam mochilas pingonas, ao passo que nós usávamos calças de ganga justas e andávamos com os dossiers forrados na mão), à excepção dos ténis All Stars. Quando vi, exactamente na mesma esquina, o senhor que, no Inverno, vende castanhas e, no Verão, vende gelados, não contive o sorriso e fiquei com vontade de lhe dizer

ainda bem que aqui está
o mundo dá voltas mas há coisas que ficam
espero que ainda venha aqui comprar castanhas com os meus filhos, quando andar às compras para o Natal, sob as árvores com a iluminação mais bonita de toda a Lisboa

Mas continuei a andar e fui até a uma pastelaria daquelas que também continuam fiéis ao que eram há 15 anos. Os empregados são os mesmos, com as suas camisas de manga curta abotoadas até cima. As vitrines revelam bolos de aniversário, miniaturas (no Natal, bolo-rei) e sortido de bombons. As prateleiras de vidro nas paredes têm, de baixo para cima, como numa hierarquia de idades, ovos Kinder, pastilhas elásticas, chocolates, cigarrilhas e garrafas de whisky. Nos balcões, para além dos folhados, bolos e fatias de salame de chocolate, há taças com rebuçados de fruta, caramelos, flocos-de-neve e rebuçados diamante.
Já não me lembrava dos rebuçados diamante, aqueles lindos, coloridos e translúcidos, que se espalhavam pelas mesas de aniversário e eu colhia sorrateiramente (só os vermelhos, os meus preferidos). Devia ter comprado uns ontem, para espalhar todos os dias sobe a mesa da sala da minha nova casa. Ou então não, porque os cães ainda os apanhavam e chamavam-lhes logo um figo.

3 comentários:

Leididi disse...

O que eu gosto de rebuçados diamante!!Os vermelhos tb são os que gosto mais :) os verdes tb são bons!Descobri umas gomas q sabem ao mm que os diamantes verdes, com as quais me empanturro de cada vez que vou ao cinema. Gostei muito do post e da descriçaõ da pastelaria. É engraçado como são sítios que nos transportam para lugares felizes em que as avós ainda eram mais altas que nós e as suas mãos quentinhas eram obrigatórias para atravessar as estrada.

Sara MM disse...

xiiiiiiiiiiii.. poes crer!!! ainda não inventaram rebuçados melhores que esses!!!

Eu passo-me é com a diferença nas meninas que saem hoje da minha ex-escolinha: maquilhagem, salto, pirosas!!!!! ARGH!!!

BJss
temos de fazer uma festa do pijama em que os teus caes estejam convidados... para eu perceber se os trabalhos forçados são um preço justo!!!! EEEEEEEEEEHH!EH!HE!HE!

Ana Miranda disse...

Poooooooooor favor diz-me onde conseguir rebuçados diamante!
Sempre foram os meus preferidos mas, do sabor, só a lembrança.
A sério que ainda existem?