15 dezembro 2006

limpezas de Advento

Ontem, na catequese, falava às minhas miúdas de como esta é uma óptima altura para fazer arrumações dentro de nós, deitar fora muita tralha que não serve para nada e arranjar espaço para coisas mais importantes, como a paciência, a boa vontade, o amor ao próximo mesmo quando esse próximo nos parece a última pessoa que nos apetece amar. Dizia isto e via na cara delas tantos obstáculos a esta "limpeza de Advento" (como deviam também ver-se na minha). Via as colegas que implicam com elas na escola porque elas não têm os ténis da moda. Via os pais que não podem, por alguma razão, acolhê-las em casa - e com quem, mesmo assim, elas esperam passar o Natal. Via desilusões atrás de desilusões, mas também uma resteazinha de esperança.
Isto de ser cristão é muitas vezes uma tarefa hercúlea. A Fé, como todas as relações amorosas, dá trabalho. Ninguém nos pede que sejamos perfeitos mas que tenhamos a coragem de enfrentar os nossos limites e procurar ser um pouco melhor. Porque somos chamados a alguma coisa muito maior do que o quotidiano mesquinho, revestido de um falso sentimento de superioridade, com que facilmente nos contentamos.

Este ano, a limpeza não me está a ser particularmente fácil. Mas nem tudo são coisas inúteis que me preenchem. Este Advento, estou cheiinha com o meu filhote, cada vez mais crescido e mexido (os pontapés nas costelas já doem!), e isso faz toda a diferença.

3 comentários:

Anónimo disse...

Poças amiga demos uma catequese muito parecida. Voltei-me completamente para a reportagem que deu no Domingo e disse aos meus 7 "anjinhos": "A qualquer minuto há uma criança a apanhar comida no caixote do lixo" e fui por aí adiante, sem as habituais interrupções. No final levantei-me e disse: "Então Bom Natal", pela primeira vez permaneceram sentados a olhar para mim.

Beijocas

Anónimo disse...

:))
Gostei muito deste post.
Sou apologista que é também nesta altura que nos devemos "limpar" do que nos "prende" de alguma forma a um passado que nos desgosta.

É o que tenho feito, e tem sabido muito bem :D

RB disse...

Parabéns!!!
se pensares em fazer preparação para o parto conta comigo!
podes visitar o meu cantinho ou o site da megabebés.
http://www.megabebes.pt/sec2grav/2prepeducanascimento.asp
Beijos e até breve
http://rutebruno.blogspot.com/