09 agosto 2007

chapéus

Eu bem tento conter a minha língua venenosa e conto até 100 antes de vir escrever um post, só para parecer que sou uma gralha boazinha que nunca faz uso do sarcasmo e nunca diz mal de ninguém. Mas, às vezes, é mais forte do que eu. E eu nem tenho a culpa, venho de uma família de gralhas em que as bocas se sucedem a um ritmo alucinante, a ver quem é que consegue dizer o maior disparate. Adiante. Perdoem-me, portanto, os que se sentirem afectados pela minha actual inquietação metafísica.

Estão preparados? Cá vai:

Por que é que algumas senhoras, a partir de uma certa idade, começam a usar os chapéus no alto do cucuruto?

(Eu sei, é uma questão de uma pertinência acutilante nos dias que correm - Verão, sem nada de especial para dizer)

É que não é um chapéu qualquer, é um chapéu daqueles brancos com publicidade, geralmente de uma marca de congelados ou de uma campanha eleitoral de mil-novecentos-e-troca-o-passo. E lá se empoleira ele, altaneiro, no topo daquelas cabecitas lusitanas.

Como cientista social, tracei algumas hipóteses (e olhem que isto é matéria para, pelo menos, uma tese de licenciatura em sociologia!). Ora vejam, analisem e opinem:

H1: As cabeças das mulheres portuguesas crescem continuamente até já não haver chapéus que sirvam
H2: Este estilo fá-las parecer mais altas (minhas senhoras, se esse truque não resulta nem com a poupa ripada da Dolly Parton, por que é que resultaria com um chapéu? se resultasse, bem que eu andava de chapéu!)
H3: É para não estragar a permanente (o mesmo penteado curto e com caracóis arrumados que usam desde que se casaram e, portanto, tiveram de mudar o penteado para um de "senhora")

É que este não é um problema menor. Antes estava circunscrito às praias e aos passeios organizados pela Junta mas agora vê-se também nas ruas, no supermercado, onde quer que se vá...

8 comentários:

Anónimo disse...

Eu penso que será ali pela H3. Eu tinha tanto orgulho da minha avó que tinha uma colecção de panamás de várias cores e ficavam-lhe bem. Então não é que em Maio quando ía com as vizinhas todas as tardes rezar o terço (mês de Maria) levava um boné branco com letras verdes a dizer: PS?!... O R. fartava-se de gozar...
No caso dela parece-me que precisa de uns chapéus novos... ainda bem que faz anos daqui a 2 semanas!!!

Nuno Andrade Ferreira disse...

E depois andam com aquele estilo meio arregaçado, de quem leva uma pão de forma no meio das pernas.

gralha disse...

Um pão de forma no meio das pernas?? Ó Matvey, do que tu te foste lembrar... :P

Rita disse...

Isto contigo é só rir... e como eu precisode rir!!!!

Beijocas

Rita disse...

Isto contigo é só rir... e como eu precisode rir!!!!

Beijocas

rita disse...

Lol, a minha mãe tem um que diz "I love Madeira" embora nunca tenha lá ido!! e o boné fica em cima do cabelo e não na cabeça.

jokas
Rita&Tiago

Margarida disse...

Só tu... :) As coisas que tu te lembras para nos fazer rir eheh Continua, continua :)

Inesa disse...

Se vires bem, com o sol que tem estado este verão o belo do panamá no alto do cocuruto é mais que suficiente... Já lá vai o tempo do sol que exigia um chapéu de abas ou até mesmo uma "sombrinha".
Esses "barretes" têm ainda outra vantagem: as cores das letras podem sempre fazer pandant com as roupitas!