18 dezembro 2007

porta 65

Embuste. Rectórica. Trapaça. Utopia. Tantas palavras poderiam ser usadas para descrever este programa.

(para quem não sabe: uma iniciativa governamental para incentivar o arrendamento jovem)

Sobretudo, acho que é o maior incentivo à reprodução das injustiças sociais. Senão, vejamos:

É preciso conciliar uma renda muito baixa (teoricamente impossível para cada tipo de localização) com um ordenado do ano anterior relativamente alto. Logo aqui se exclui as pessoas que só recentemente começaram a trabalhar, as pessoas que ganham miseravelmente e, a parte mais "divertida" para mim, as pessoas que são tão comodistas, tão comodistas, que se dispõe a pagar mais de 550 euros por um T3 em Lisboa, por exemplo. Toda a gente sabe que há por aí casas gigantes ao pontapé, em toda a cidade de Lisboa, por 300 e tal euros. Só paga mais quem é mimado. Na verdade, e para o exemplo de Lisboa, parece-me que só é possível cumprir os critérios de elegibilidade de duas formas:

- Vai-se viver para Santo António dos Cavaleiros e demora-se 4 horas no trânsito todos os dias - reprodução da injustiça na versão classe média baixa
- Vai-se viver para o centro de Lisboa num apartamento que não estava para alugar no mercado, que se conseguiu através de conhecimentos e outros mecanismos subterrâneos - reprodução da injustiça na versão classe média alta

Eu consegui. Mas é injusto, e fico chateada.

5 comentários:

Luna disse...

Haha tu és engraçada sabias?
Havemos dizer das fantáticas leis criadas por o governo do Sr. socratres. Não é homem tem mesmo nome dum génio grego mas fundo de não se parece nada com ele, só de nome.
bjocas e bom natal
bjocas
Luna

Ana disse...

Adoro o valor máximo da renda! Adoro o prazo de candidatura! Adoro a aproximação à realidade de mercado!
Mas o governo disse à SIC que se provarem a falta de adecuação ao mercado que eles repensavam o valor máximo da renda... quando? se provarem... quem?

É para quem pode e promove negociatas com os senhorios... acho que sim... assim é que se promove a tranparência!

Encontro-me contigo daqui a umas horas?

Beijocas :****

Abraçar disse...

É muito injusto, é verdade.

Beijos

http://luzesombra.wordpress.com/

Sara MM disse...

:oP

Mrgoncalves disse...

Eu não consegui... tenho um t3 em Braga e a renda é superior ao definido... enfim... logo se vai ver o que acontecer quando acabar o incentivo... as manobras que vamos ter de fazer para readequar o dia-a-dia.

Mariana
www.coisasdemae.eu