15 dezembro 2009

a minha avó

A minha avó é linda. Fala minhoto com uma doçura tal que me fez associar para sempre essa pronúncia aos mimos e às minhas raízes mais profundas. A minha avó não sabe o que é pensar ou dizer mal de alguém e a maior alegria que tem é imaginar o que anda a fazer o rebanho de filhos e netos. A minha avó tem mãos pequeninas e delicadas como as minhas, ensinou-me a tricotar e a rezar, mas ainda não me ensinou a fazer rabanadas - que tanta falta me farão neste Natal. A minha avó deixou de trabalhar (como professora) aos 25 anos para cuidar da família e voltou a fazê-lo, com grande alegria, 35 anos depois, quando perdemos o meu avô. Acho que continua apaixonada por ele, apesar de já ser viúva há 20 anos. A minha avó tem os olhos azuis mais transparentes do mundo, que passou ao meu pai em versão verde e a mim e ao Gugas em versão castanha-esverdeada. A minha avó escreve-me longas cartas a contar tudo e mais alguma coisa do que se passa agora e de como foi a ida dela sozinha para África, de navio, com quatro filhotes pequenos. E faz-me sentir que não sou só um ser inútil que foi viver para o fim do mundo, mas que faço parte de uma linhagem de mulheres corajosas que largaram tudo em prol de um bem maior que é a família. Adoro a minha avó.

4 comentários:

Vera Dias António disse...

Que lindo! Se vivesse perto da tua querida avó mostrava-lhe esta linda declaração de amor. Mas eu acho que já lho disseste, repetidas vezes!
Beijinhos!

Angel disse...

Isso sim, é uma verdadeira avó. Cuidadora e protectora. Confesso que a minha avó não é nada assim e sempre tive pena disso.

No entanto, não te sintas a abdicar de nada. Se a vida te proporcionou esta experiência vê o que podes fazer com ela. Realiza o que gostarias de fazer e que de outra forma não seria possível.

Desculpa estar a aconselhar-te, mas pensa nisto.

Beijinhos

Leididi disse...

Beijinhos à avó!Os avós rulam ;)

Catarina disse...

Beijinhos à tua avó
(a minha também é muito especial)