30 agosto 2011

vazante

À medida que as águas cor de chocolate descem, lentas, em direcção à baía do Raritan, a Natureza declara-se cansada e pede Outono. Era só o que me faltava, Outono ainda em Agosto. Mas o que é certo é que que as primeiras folhas estão a avermelhar, a temperatura baixou e os miúdos regressam à escola para a semana. Eles que façam o que quiserem, o país é deles. Eu volto ao país dos Verões que se prolongam por Setembro fora, como as nossas tardes se prolongam pela noite fora e as noites duram até de manhã. As férias da minha infância foram muitas vezes neste Verão de noites frescas, percebes e Oceano Pacífico (o programa de rádio), enquanto o meu pai conduzia o Dyane descapotável e eu era filha única, de pé no banco de trás.
Agora ando a encher caixotes, a tapar falhas na mobília com lápis de cera, e a contar os dias para voltar ao Verão. Deixem lá a colecção Outono-Inverno nas montras, que eu fecho os olhos por algum tempo. Apesar de a Ana de Amsterdam ter finalmente voltado ao activo para me acompanhar ao pequeno-almoço (ainda que a dizer bem dos livros do Saramago, coisa indesculpável), não estou preparada para chá e mantinhas.

4 comentários:

Inesa disse...

Volta rápido mas não contes com os verões da tua (nossa) infância. Tenho para mim que estão oficialmente extintos. Ainda estamos em Agosto e mal se vê o sol e o azul do céu (talvez no Algarve... esse último reduto do estio nacional). Diz que melhora no fim-de-semana. Estarão (ou farão) 24º. Temperatura Outonal, portanto. Resta-nos (te) esperar que dê para ter uns bons dias de praia na próxima estação. É provável que o Verão de S. Martinho passe a ser o único Verão digno desse nome.

gralha disse...

Na na na na naaaaaaa!!! (gralha a tapar os ouvidos para não ouvir o que diz a Inesa)

Vera Dias António disse...

Pois que eu também espero que este cinzento que se apoderou do céu hoje à tarde baze para bem longe que os meus filhos vão para a semana para a praia com os avós e eu vou ter férias, tá?!!!
E a minha amiga volta e quer calor, tá?!!!
E na semana passada estavam 40 graus e esta semana prevê-se pela metade e tenho planeado organizar o closet para o verão para a semana, tá?!!!
Obrigada S. Pedro, buraco do ozono e mais quem for responsável por esta esquizofrenia meteorológica!

Vera Dias António disse...

"a tapar falhas na mobília com lápis de cera" - isto é qualquer coisa de fenomenal, o que eu me ri!!!
beijinhos!!!