24 março 2014

etnad

Pobre desgraçadinha de mim, que fui até ao Paraíso e voltei, o que faz de mim uma espécie de Dante, só que ao contrário. E o que é que uma pessoa pode fazer agora, para descobrir a vida depois da vida? Como dar a volta a este humor de eterna terça-feira* e reencontrar a alegria das pequenas coisas?
Bem sei que estou a dramatizar e devia ter vergonha de me queixar depois de ter feito o que tanto desejava, e que não está ao alcance de todos. Mas tenho alguma vontade de chorar enquanto descasco uma banana, ouço os passarinhos de Monteverde no Spotify e ordeno em frames as emoções registadas naqueles dias. Uma imagem pode valer por mil palavras mas não há filme nem fotografia que devolvam os cheiros, o calor nem a nuance de cada gargalhada.
Volto-me para todos os lados à procura de sentido e lembro-me daquela história (Lc 9: 33) em que Pedro estava todo contente no alto da montanha com Jesus e seus amigos, e achou que podiam fazer umas tendas e ficar ali para sempre. Com certeza que Jesus também apreciava a vista e a companhia, mas Deus achou que era mais importante descerem dali e irem anunciar a Boa Nova. Suponho que há de haver coisas mais importantes para eu fazer com o resto da minha vida. Acontece que, assim de repente, não estou a ver quais serão. Entretanto, sonho mais um bocadinho.


* Toda a gente sabe que a terça é muito pior do que a segunda-feira, quando ainda vimos com o gosto bom do fim-de-semana.

2 comentários:

dona da mota disse...

Começa a pensar na próxima viagem que isso passa!!! Olha que boa ideia!
Beijinhos!!!

Carla R. disse...

Até eu, que nunca fui à Costa Rica, nem sei quando irei, fiquei com saudades. (Li num estudo qualquer que os costa riquenhos são as pessoas mais felizes do mundo).